quarta-feira, 15 de julho de 2009

Dicas Instrumentais - Guitarra: Pedais x Pedaleiras


Hoje o Nem Tudo Soa Igual inaugura mais uma seção para o Blog, que são as Dicas Intrumentais! Cada semana dispnibilizaremos um artigo falando de cada instrumento musical, contendo várias dicas e sugestões.
No Dicas Intrumentais de hoje falaremos sobre as diferenças entre Pedais e Pedaleiras, dica que muitos dos guitarristas não sabem diferenciar, gastando, portanto, uma fortuna em pequenas caixinhas, ao invés de comprar uma só, que tem o som de todas elas juntas.
Leia abaixo mais sobre e tire suas dúvidas nesse assunto tão importante para um bom guitarrista!

Leia Mais...


Pedais x Pedaleiras

A diferença básica entre eles é que os pedais são analógicos e as pedaleiras digitais. Sabendo que o sinal analógico ainda é melhor que o digital (estamos falando de pedais e não de TV a cabo), conclui-se que as pedaleiras possuem uma qualidade sonora muito inferior aos pedais.


- Pedais analógicos



Os pedais analógicos são, sem sombra de dúvida, aqueles que mantém o timbre original do instrumento. Diferente dos pedais e efeitos digitais, se você plugar uma "Tonante" em um pedal analógico, vai sair um som (e que som!) de Tonante no seu amplificador. Isso significa que os analógicos são extremamente fiéis ao timbre original do instrumento.

Existem vários tipos de pedais, mas em geral são dividios entre os moduladores de efeito e os "pré-amplificadores". Para a galera mais leiga, pré-amplificadores são aqueles que saturam o som do instrumento (em resumo, as famosas distorções). Moduladores de efeitos são pedais que simulam algum tipo de efeito, como flanger, chorus, pitch-shift, octave, delay etc. Assim como os amplificadores, os pedais analógicos podem ser valvulados. Mas neste caso, o preço fica mais salgado.




- Pedaleiras (multi-efeitos)



Essa é a parte "compacta" da coluna. O som, além de não ter o peso e a claridade de um som analógico, é totalmente artificial. Falando assim, pode parecer que elas são horríveis, mas isso é uma grande mentira.

As pedaleiras e simuladores, por outro lado, têm uma enorme gama de vantagens que compensam o fato do som não ser tão fiel ao instrumento. São elas:

1. Preço: numa pedaleira você encontra os sons de todos os efeitos embutidos em uma só carcaça, sendo que no caso dos pedais, isso acontece individualmente. Ou seja, o preço é bem mais acessível.

2. Portatibilidade: você com certeza não precisa montar um case personalizado para levar sua pedaleira. É só enfiar numa mochila e mandar bala. No caso dos pedais, isso complica um pouco, uma vez que são vários cabos, baterias, fontes AC e os próprios pedais em si, o que ocupa um bom espaço e requer um cuidado maior.

3. Estabilidade: você pode tocar com qualquer guitarra que o som não muda muita coisa. Para se tirar um som legal com pedais, precisa no mínimo de uma guitarra razoável. Numa pedaleira vale qualquer coisa. Parece exagero, mas na prática é assim que funciona.



Existe ainda uma terceira categoria, os pré-analógicos, que são simuladores analógicos de cabinetes. Esses pedais têm uma grande versatilidade. Um excelente exemplo é o SansAmp GT2. Pedal maravilhoso.



Por enquanto é isso, hoje falamos um pouco sobre guitarra e suas distorções, semana que vem falaremos sobre outros instrumentos!Sugestões ou dúvidas sobre o assunto mande um email pra gente: aindatempaodoce@gmail.com

Fonte: Portal Maestro NU
Escrito por Pedro

Nenhum comentário:

Postar um comentário