terça-feira, 21 de julho de 2009

Dicas Instrumentais - Bateria - O Instrumento


keith moon - Baterista do Who



Eaee pessoal! Hj a dica instrumental é toda sobre Bateria. Vamos falar tudo que você precisa saber sobre esse grande e importante instrumento. O texto foi retirado de um site muito legal sobre música denominado Maestro NU e conta toda a constituição do instrumento dando dicas em cada parte do tipo "o que é", "qual é o melhor", muito interessante o texto pra qume ta pensando em tocar bateria e pra quem ta querendo aprender mais sobre outros instrumentos! Aguardem que semana que vem tem mais sobre outros instrumentos!

Leia Mais...


Conhecendo o instrumento

A bateria, por definição, é um conjunto de tambores (de diversos tamanhos e timbres) e de pratos, colocados de forma conveniente com a intenção de serem percurtidos por um único músico, denominado baterista. Esse, normalmente toca com o auxílio de um par de baquetas, vassourinhas ou bilros, embora alguns utilizam as próprias mãos.

Constituição


1. Bumbo

2. Surdo

3. Tons

4. Caixa

5. Chimbau (Hi-hat)

6. Prato de ataque (Crash)



Não existe um padrão exato sobre como deve ser montado o conjunto dos elementos de uma bateria, sendo que, o estilo musical é por muitos indicado como uma das maiores influências perante o baterista no que diz respeito à disposição dos elementos. No final das contas, o que pesa mesmo é a preferência pessoal e as condições financeiras.



Bumbo

Um bumbo (em inglês, bass drum), é um tambor cilíndrico de grande dimensão, de som grave e seco.

Numa bateria, fica no centro, ao chão. É percutido por uma maceta acionada através de um pedal, usualmente comandado pelo pé direito do baterista (no caso de bateristas destros), mas também pode contar com pedais duplos, para ambos os pés.

O bumbo é como o coração da bateria, é ele quem dá as batidas mais graves e constantes que ajudam na formação do ritmo e como efeito levam as pessoas a se movimentarem de acordo com suas batidas.



Surdo

É um tambor cilíndrico de som grave. O timbalão de chão (surdo) é tipicamente feito de madeira e pode ou não possuir peles em ambos os lados. Este tipo de tambor baixo representa a extensão mais grave dos timbalões.



Tons

Os tons são uns dos tambores utilizados em na bateria. Tecnicamente é classificado como instrumento de percussão e membranofone (produz som através de membranas distendidas), como todos os tambores. São construídos em formato cilíndrico, com duas peles (bimembranofones) e profundidade intermediária entre a caixa e o surdo. São tocados com baquetas.

Atualmente o tom possui um anel metálico para fixar cada pele e um sistema de fixação que permite a afinação do tambor. O baterista também pode bater neste anel para produzir um som metálico. O tambor é apoiado sobre um pedestal ou fixado a uma haste pela sua lateral.

Os tons são tocados em conjuntos de afinação variada. Em geral a bateria vem com 2 tons afinados da seguinte maneira:

*
Tom 1 (menor) - som mais agudo.
*
Tom 2 (médio) - som mais grave.

Os diâmetros e afinações não são padronizados e podem variar de 8 a 20 polegadas. As configurações mais comuns possuem dois tons de 9x12 (9 pol. de profundidade por 12 de diâmetro) e 10x13. Mas outras configurações podem ser usadas, como a configuração fusion com um 8x10 e um 8x12 (ou 9x12), ou a configuração "clássica" do jazz: um 8x12 e um 9x13. Alguns bateristas utilizam mais tons em sua bateria. Neste caso, um terceiro tom mais grave é utilizado.

Por ser afinável e permitir a execução de notas com altura definida, os tons são utilizados para executar sequências rítmico-melódicas, em geral em grande velocidade. É onde o baterista dá o "colorido" extra no ritmo que está tocando.



Chimbau

O chimbau (português brasileiro) ou prato de choque (português europeu) é um dos pratos da bateria que, assim como o ride, tem a função de conduzir o ritmo. Também é conhecido no termo original em inglês hi-hat.

Basicamente, consiste em dois pratos montados face-a-face em um pedestal, equipado com dispositivo de pedal. Podem ser aproximados ou separados ao se acionar ou aliviar o pedal, respectivamente. Podem ser tocados com baquetas ou vassourinhas, com os pratos fechados, durante a abertura ou abertos, ou ainda acionando o pedal para trazer os pratos juntos de forma vigorosa.

O prato de baixo geralmente é mais pesado que o de cima, garantindo um som preciso de ambos, mas não é regra. É importante também que o volume do chimbau (ou pratos de choque) esteja balanceado com o volume da caixa e do bumbo. Isso para ter-se um som mais agradável e definido.



Pratos

Prato ou címbalo é o nome genérico atribuído a vários instrumentos musicais de percussão, construídos a partir de uma liga de metal, geralmente, à base de bronze, cobre e/ou prata. Podem ser percutidos com um par de bastões chamados de baquetas, ou golpeando-se cada um dos pratos contra o outro, deixando-os depois vibrar livremente, ou ainda abafando a vibração imediatamente após o impacto, de acordo com o efeito desejado.

Principais pratos:

1. Crash (Prato de Ataque)


Acentua o início e fim dos compassos com muito volume.


2. Splash (Prato de Corte)


Acentuações leves e efeitos com pouco volume.

3. Ride (Prato de Condução)


Marcação do compasso e condução da música.

4. Hi-hat (Prato de Choque ou Chimbau)


Marcação do compasso e condução da música.

5. China (Prato Chinês)



Efeitos de destaque durante a música.

A digno de curiosidade, as ligas utilizadas nos pratos de bateria são as seguintes:

*
Latão - liga muito barata, usada em pratos de má qualidade.
*
B8 - liga barata, utilizada em pratos semi-profissionais.
*
B10 - liga intermediária, pouco usada pelos fabricantes.
*
B20 - liga profissional, utilizada nos pratos tops.

Essas ligas contém misturas de diversos metais. As mais comuns são de latão (liga de cobre + zinco) e bronze (liga de cobre + estanho). Dos padrões BX, quanto mais próximo o X estiver de 20, maior é a quantidade de estanho no prato, o que normalmente determina uma qualidade sonora maior.

Créditos: Site Maestro NU

Nenhum comentário:

Postar um comentário