segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Significado do nome da banda Stiff Little Fingers



"Se não fossem seus "dedinhos duros" (Stiff Little Fingers), ninguém
saberia que você estava morta."

(The Vibrators - Stiff Little Fingers)

Inspirado pela letra Stiff Little Fingers, da banda The Vibrators - "If it wasn't for your stiff little fingers/ nobody would know you were dead" - lado B do compacto "London Girls", nascia o Stiff Little Fingers abandonando o provisório e previsível nome The Fast.

Ouça a música que deu origem ao nome da banda:
The Vibrators - Stiff Little Fingers


MusicPlaylist
Music Playlist at MixPod.com

História da Banda...


Stiff Little Fingers - História



"Se não fossem seus "dedinhos duros" (Stiff Little Fingers), ninguém
saberia que você estava morta."


Assim era a música "Stiff Little Fingers" dos Vibrators, lançada em 1977 como lado "B" do single "London Girls".

Em meados de 77, Jake Burns (vocal e guitarra), Henry Cluney (guitarra), Gordon Blair (baixo) e Brian Fallon (bateria) foramavam uma banda cover chamada Highway Star, na cidade de Belfast, Irlanda do Norte. Blair logo foi substituido por Ali McMordie. (Gordon Blair entrou para a banda Rudi de Belfasti.) Logo no começo de 1977, eles foram juntos a um show do Clash em Belfast e saíram de lá inspirados, cortaram os cabelos uns dos outros, mudaram o nome da banda, adotando o nome da música dos Vibrators. Então, começaram a tocar covers de bandas punk


Em Novembro de '77, Gordon Ogilvie, um jornalista local, foi a um dos shows da banda e ficou impressionado. Ele incentivou a banda a compor suas próprias músicas, falando do que eles melhor conheciam na vida - Belfast. Jake voltou 12 dias mais tarde com "Suspect Device"e "Wasted Life".

Estas músicas são as duas primeiras compostas pelo SLF e marcaram o estilo da banda: letras que misturam vida pessoal, política, música que combina a energia do punk com riffs alucinantes, numa perfeita harmonia entre som puro e engajado.
Com a ajuda de Ogilvie, eles lançaram estas duas músicas em seu selo próprio chamado Rigid Digits label, com uma tiragem inicial de 350 cópias. Ogilvie enviou uma cópia a BBC Radio One, para o DJ John Peel, que começou tocar o disco todas as noites. O interesse criado resultou na distribuição do disco pela gravadora Rough Trade em toda a Inglaterra.

Um fanzine local chamado Alternative Ulster pediu a banda que escrevesse uma música especialmente para um disquinho promocional (daqueles de plástico flexível). Embora os planos para o lançamento do disquinho tenham fracassado, "Alternative Ulster" se tornou o primeiro single lançado pela Rough Trade em Outubro de 1978. Um certo dia Jake disse que este single era "uma música sobre não ter o que fazer." Ela se tornou um clássico do punk rock.
No outono de 1978, SLF fez uma turne no Reino Unido, abrindo para a banda Tom Robinson Band. Esta turnê resultou no primeiro álbum da banda, o legendário Inflammable Material, que ficou em 14o. lugar na parada inglesa. Este álbum sintetizou toda a raiva e a frustação da banda com os problemas na Irlanda do Norte, além de clamar a juventude para a busca de uma nova realidade.


Em 1979 a banda se mudou para Londres e Brian Faloon decidiu não acompanhá-los, o que inspirou a música "Wait and See". Ele foi substituído por Jim Reilly que estreiou no single "Gotta Gettaway". Eles lançaram o disco Nobody's Heroes em 1980. Neste trabalho, ficou bastante marcante a posição da banda sobre temas como alienação, anti-militarismo e and anti-racismo.

Após o lançamento do LP Go for It em 1981, Jim Reilly sai da banda e é substituído por Dolphin Taylor, ex- baterista da banda Tom Robinson band.


O álbum Now Then de 1982 afastou muitos fans punks da banda, devido ao som muito "pop" que eles adotaram, mas a crítica especializada em música melhorava seus elogios à banda.

A banda se separou em 1983. Naquele ano, Jake disse, "Para mim o LP Now Then foi o melhor que já fizemos. Mas infelizmente não teremos oportunidade de fazer outro melhor que este".

Após muitas indas e vindas, a banda finalmente se estabilizou a partir de 1993 e desde 1996, com a entrada do baterista Steve Grantley eles estão em plena atividade. A formação atual conta com o único e original Jake Burns (Guitarra/Vocal), Ian McCallum (Guitarra), Steve Grantley (Bateria) e o ex- The Jam, Bruce Foxton (Baixo).

O Stiff Little Fingers lançou seu último CD Hope Street, em dois formatos diferentes em 1999. A versão inglesa, feita pela EMI vem com um CD especial chamado The Best Of All, contendo clássicos remasterizados. A versào americana feita pela King Biscuit/Oxygen inclui um CD ao vivo, gravado num show da banda em Newcastle Riverside, em Setembro de 1998.

Fonte: http://www.portaldorock.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário